quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Cine Santander Cultural exibe segunda mostra em sintonia com exposição Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim

Nesse mês de outubro, a programação cultural de Porto Alegre tá joinha! O Cine Santander Cultural dá continuidade aos títulos que abordam a figura do escritor, médico e jornalista Moacyr Scliar e além da mostra exposição Moacyr Scliar, o Centauro do Bom Fim, em cartaz até 16 de novembro, teremos a mostra Moacyr Scliar: Palavras em Movimento, que reúne contos e romances do autor porto-alegrense adaptados para o cinema. Programação joíssima!


Dia 4/10, Luca Amberg, diretor do filme Caminho dos Sonhos (adaptação do livro Um Sonho no caroço do Abacate), conversa com o público após a exibição do seu filme, que nunca foi lançado comercialmente nos cinemas e terá sua primeira exibição em Porto Alegre desde 1998.

Uma edição da série Domingo em Família acontece dia 5/10. Além de três sessões gratuitas da animação espanhola As Aventuras de Tadeo (parceria Instituto Cervantes de Porto Alegre), estão previstas diversas atividades para pais e filhos, das 13h às 17h, do mesmo dia (acompanhe divulgação específica do Domingo em Família). Te programa e vem participar, porque tá valendo a pena!!!

 Programação de 2 até 8 de outubro - Moacyr Scliar: Palavras em Movimento
2 e 3 de out – qui e sex
15h      Coletânea de Curtas – Moacyr Scliar Vários Diretores  
16h30  Sonhos Tropicais André Sturm
19h      Caminho dos Sonhos Luca Amberg

4 de out - sáb
15h      Coletânea de Curtas – Moacyr Scliar Vários Diretores  
16h30  Sonhos Tropicais André Sturm
19h      Caminho dos Sonhos Luca Amberg
 Sessão comentada pelo diretor Luca Amberg


5 de out – dom
13h30  As Aventuras de Tadeo Enrique Gato
15h      As Aventuras de Tadeo Enrique Gato
17h      As Aventuras de Tadeo Enrique Gato

7 e 8 de out – ter e qua
15h      Coletânea de Curtas – Moacyr Scliar Vários Diretores  
16h30  Sonhos Tropicais André Sturm
19h      Caminho dos Sonhos Luca Amberg

 Mostra Moacyr Scliar: Palavras em Movimento

CAMINHO DOS SONHOS
Brasil, 1998, digital, cor, 105 min
Na São Paulo da década de 1960, o jovem Mardo entra numa escola católica depois de ser expulso do colégio judaico onde estudava. Além de enfrentar o preconceito dos colegas, o rapaz se apaixona por Ana, uma garota negra e politizada, provocando a ira da mãe, que não aceita a união. Baseado no livro “Um Sonho no Caroço do Abacate”.
D: Luca Amberg. G: Romance. CI: Livre. Festival de Gramado 1998: Indicado a Melhor Filme. Festival de Cinema Brasileiro de Miami 1999: Melhor Atriz.

Sessão comentada – 4 de outubro – 19h
Luca Amberg – Cineasta brasileiro. Formado em Cinema e Televisão pela Universidade da Califórnia, onde viveu durante uma década. Voltou ao Brasil em 1996 e dirigiu Caminho dos Sonhos, seu primeiro longa-metragem. Seu filme mais recente é Meninos de Kichute (2008), estrelado por Werner Schunemann e Vivianne Pasmanter.

SONHOS TROPICAIS
Brasil, 2001, digital, cor, 122 min
No Rio de Janeiro do início do século 20, a aprovação de uma lei que torna obrigatória a vacinação da população contra a varíola provoca a chamada Revolta da Vacina. Em meio aos protestos, Esther, uma prostituta judia, apresenta-se voluntariamente para receber a vacina, numa iniciativa elogiada pelo médico Oswaldo Cruz. Baseado no livro homônimo.
D: André Sturm. G: Drama. CI: 12 anos. Festival de Recife 2002: Melhor Atriz. Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2003: Indicado a Melhor Figurino.

COLETÂNEA DE CURTAS – MOACYR SCLIAR
Cego e Amigo Gedeão na Beira da Estrada (2002, 15 min)
Como prova de que reconhece os carros pelo som do motor, um cego conta ao amigo como testemunhou um crime anos antes. Baseado no conto homônimo.
D, R: Ronald Palatnik. E: Flávio São Thiago, Marcelo Escorel, Pedro Paulo Rangel. CI: Livre.

O Clube dos Suicidas (2007, 11 min)
Um locutor de rádio narra a tentativa de suicídio de diversos convidados, numa sátira ao poder que a mídia pode exercer sobre a vida das pessoas. Baseado no conto homônimo.
D, R: Caue Angeli. E: Nelson Perez, Paula Tura, José Pedro, Daniel Gomes. CI: Livre.

Mistérios de Porto Alegre (2011, 26 min)
Adaptação de dois contos do livro “Mistérios de Porto Alegre”. Em “Hotel dos Corações Solitários”, um homem vê sua vida mudar quando se hospeda em um antigo hotel da capital gaúcha. Em “Aventuras no Carnaval”, o funcionário de uma repartição pública teme a aproximação do Carnaval.
D: Cristiano Trein, Chico Deniz. R: Gibran Tschiedel Dipp. E: Felipe de Paula, Nadya Mendes, Nilsson Asp, Ivo Schergl Jr., Débora Geremia. CI: 14 anos.

No Amor (1982, 11 min)
Um jovem empresário resolve investir num grupo de artesãos. A empresa passa a dar lucro, mas os que trabalham são os que menos ganham. Baseado no conto “O Mistério dos Hippies Desaparecidos”.
D: Nelson Nadotti. R: Nelson Nadotti, Hélio Alvarez, Álvaro Luiz Teixeira. E: Oscar Simch, Pedro Santos, Marta Biavaschi, Angel Palomero. CI: Livre.

Onze:Onze (2009, 9 min)
Os altos e baixos na relação de um jovem casal moderno parecem sempre marcados pelo horário 11:11 no relógio. Baseado no conto “Caligrafia Ilegível”.
D: Caue Angeli. R: Alexandre Dantas, Caue Angeli. E: Elder Fraga, Suzana Alves, Joas Campos. CI: 14 anos.

 INGRESSOS
Programação regular: R$ 8,00
Pessoas acima de 60 anos e estudantes: R$ 4,00
Funcionários e clientes Santander têm entrada franca nos dias de programação regular (ingressos limitados).
Garanta com antecedência seu ingresso para qualquer dia do mês.

Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028  | Centro Histórico
Porto Alegre  RS  Brasil  90010-191
Telefone: 51 3287.5500
scultura@santander.com.br
www.santandercultural.com.br

Horário de funcionamento
Ter a sábado, das 10h às 19h
Domingos e feriados, das 13h às 19h
Bilheteria: ter a dom, das 14h às 19h

(informações Santander Cultural)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...