segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Para ver: exposição FONTE de 6 a 17 de agosto


A exposição FONTE – Múltiplas Dimensões Artísticas em uma Narrativa Tipográfica, que inaugura no dia 05 de agosto e abre para visitação dia 06, é resultado da soma de talentos de diferentes disciplinas e países. Partindo de uma proposta da agência Global para o curador Lucas Ribeiro “Pexão”, tipografia, literatura, fotografia, pintura, vídeo e performance se encontram no espaço expositivo, apresentando dimensões expressivas particulares através de obras e instalações inéditas, criadas especialmente para o projeto.

No DNA da mostra está um experimento que funde forma e texto, numa ordem específica e inovadora. Tudo começa com uma família de tipos, também chamados de “fonte”, criada exclusivamente pelos tipógrafos Yomar Augusto e Tony de Marco para a agência. A forma, tipográfica no caso, foi então encarada como plataforma para o conteúdo: uma narrativa ficcional escrita pelo artista DW Ribatski. A história delirante sobre gênese, amor e pertencimento, surge vestida com essa fonte específica e está impregnada pela geometria marcante de seus caracteres.



 Cada artista foi convidado a reagir ao “texto-fonte”, com liberdade para comentar, transformar e até desviar a narrativa inicial. A fotógrafa taiwanesa Ting Cheng, por exemplo, buscou a representação visual absurda e literal de passagens do texto, construindo situações com modelos, cenários e figurinos, para então fotografar. O artista visual argentino Gustavo Eandi, no outro extremo, produziu um grande desenho, onde a relação com a narrativa inicial é muito mais enigmática e sutil.

O resultado de FONTE é uma narrativa imersiva e multifacetada, que uma experiência que só existe em sua plenitude durante o período de exposição, que segue até 17 de agosto. Assim como o local onde acontece, que surge apenas para o projeto: um amplo espaço de concreto e vidro na Av. Carlos Gomes (número 700), no padrão das principais galerias de arte contemporânea do mundo, transformado numa filial pop up da galeria Fita Tape.

FONTE é um projeto desenvolvido pela Global para celebrar seu atual momento de renovação. A tipografia que serviu de gênese para as obras da exposição, batizada de Global Typeface, é também a base da nova identidade gráfica da empresa e representa sua maior crença: a soma de talentos. Tudo pode ser conferido também no novo website http://global.tt/pt.

Serviço:
O que: FONTE – Múltiplas Dimensões Artísticas em uma Narrativa Tipográfica
Quando: 06 a 17 de agosto
Onde: Av. Carlos Gomes, 700, em Porto Alegre
Horários de funcionamento: diariamente, das 11h às 21h
Entrada franca

(informações Fatto Comunicação)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...