quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Diário de dieta: suflê delícia


Quem tá há muito tempo em reeducação alimentar, tratamento para emagrecer, ou fazendo qualquer tipo de dieta sabe: mudança leva tempo e cansa. Cansa mesmo. Tem horas em que a gente mira o botãozinho do foda-se com convicção, algumas vezes até aperta de leve e outras acaba se enfiando de corpo e alma na jaca que fica até difícil se recuperar. Faz parte do processo. E acontece com todo mundo, pode acreditar.

Uma das coisas mais bacanas é encontrar receitas legais, fáceis, saborosas e leves, que devolvam a graça ao nosso dia a dia e sirvam até para fazer uma jantinha especial numa noite com os amigos ou amores. Por isso gostei tanto desse suflê primavera:


Fiquei até com vontade de comprar os potinhos de cerâmica para fazer em porções individuais, que ficam uma gracinha. Eu fiz essa receita num refratário grande, com mais legumes. Rendeu bastante e ficou uma delícia! Anota aí:

Ingredientes
- 1 couve-flor pequena ou 1/2 média cozida em água e sal e separada em raminhos
- 3/4 de xícara (chá) de vagem cozida picada miudinho
- 3/4 de xícara (chá) de cenouras cozidas e picadas miudinho
- 3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado bem miúdo
- 3 xícaras (chá) de leite
- 4 gemas
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de margarina - usei becel- 1 colher (sopa) de caldo de galinha com legumes em pó ou um cubinho
- sal a gosto (lembre-se que o caldo já é salgado e o queijo, também)
- 1 colher (sopa) de salsa - usei alho poró- 4 colheres (sopa) de queijo ralado - eu não usei para deixar mais leve
- 4 claras em neve firme
Também coloquei:
- 200g de ervilha torta cozida
- 2 tomates
-  1/2 brócolis
-  pitada de pimenta calabresa
- 1 abobrinha

Modo de Preparo
Misture o leite com as gemas, o amido, a margarina, o caldo de legumes a salsa. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo. Junte 3 colheres (sopa) de queijo ralado (se usar), todos os legumes cozidos ou não, mexa cuidadosamente e junte 3/4 das claras. Despeje numa forma (média) refratária untada com margarina e polvilhada com farinha de rosca (eu untei só com margarina e funcionou direitinho). Cubra com o restante das claras. Polvilhe com o restante do queijo ralado (não usei e garanto que não faz falta. as claras em cima já dão aquele dourado lindo) e leve ao forno médio até dourar (cerca de 20 minutos). Sirva em seguida.

Valor nutricional e calórico por porção (90g)
calorias = 81 kcal
carboidratos = 6.09 g
proteínas = 4.24 g
lipídios = 4.43 g

Essa conta acaba ficando um pouco diferente se tirar o queijo e botar outros legumes, mas é por aí. Fica bem bom. É parte do meu almoço de hoje! Bom apetite, gente linda!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...