quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Diário de dieta: um aplicativo para ajudar a controlar a alimentação


Antes de qualquer coisa: NADA SUBSTITUI UMA CONSULTA COM NUTRICIONISTA E/OU MÉDICO. Nada mesmo. Tem que ir, ver o que pode, fazer os exames necessários, estabelecer as metas. Mas depois de fazer isso, se você quiser uma ajudinha da tecnologia para seguir nesse caminho, eu tenho uma dica pra dar. Eu já tinha tentado outros aplicativos de acompanhamento nutricional, mas todos, sem exceção, foram decepcionantes. Esse é o primeiro bacaninha que vem parar no meu celular.

O Tecnonutri é um aplicativo gratuito (tem pra Android e iPhone) que dá uma mão nesse acompanhamento. Com ele dá pra planejar as refeições com alarmes. Dá pra programar alarmes para lembrar de tomar água!


Olha as funcionalidades:

- Planejamento de Refeições com alarmes.
- Projeção da dieta na pirâmide alimentar para indicar qualidade da dieta.
- Perfil com IMC (Índice de Massa Coporal).
- Cálculo da EER (Estimativa de recomendação energética) usando as fórmulas mais atuais da organização mundial de saúde.
- Meta de ganho ou perda de peso (considerando 7.700 kcal por quilograma de tecido adiposo).
- Acompanhamento de peso com gráfico de desempenho.
- Diário de consumo com listagem de 2000 alimentos presentes nas tabelas do IBGE.
- Acompanhamento das metas de nutrientes ao longo do dia enquanto os alimentos são registrados.
- Recomendações nutricionais baseadas no Guia alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde e nas DRIs da organização mundial de saúde.


A gente começa preenchendo o perfil com dados básicos sobre idade, peso, altura, sexo, atividade física e o aplicativo sugere um consumo calórico e de água.

Eu até não dou muita bola para as calorias e me baseio muito no que a minha nutri querida já me passou (mesmo sem ir lá há décadas - minha culpa! sei que preciso voltar!), mas acho muito, mas muito interessante mesmo esse cálculo das gorduras, açúcares, proteínas e sódio que estão sendo consumidos e poder ter uma noção mais clara disso no final do dia.

Como todos os aplicativos desse tipo, a desvantagem é ter que digitar tudo o que comeu. A vantagem é que depois que a gente acrescenta um alimento, ele começa a aparecer no topo da lista, assim fica bem mais fácil procurar. Só clicar.

O alerta de água é ótimo. Eu até tomo bastante água normalmente, só que costumo esperar até ficar com sede e daí todo um monte de uma vez só. Ou fico meio relapsa. Acontece. Com o alerta a cada hora fica mais fácil e não tem mais aquela sensação de boca seca durante o dia. Gostei bastante.

Vale o download!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...