terça-feira, 13 de agosto de 2013

Diário de dieta: cuidado com a canelite


Ontem saí pra correr. Faceira, de tênis novo. Minha planilha aumentava em mais 10 minutos meu treino e eu tava empolgada para finalmente correr os 10km. Tava tudo indo bem: app funcionando, música bombando, respiração de boa. Eu até experimentei ultrapassar algumas pessoas, coisa que nunca consigo fazer. Tava me achando. Mas claro que alegria de pobre dura pouco. Lá pelo km 3 comecei a sentir uma dor na perna. Não na canela, mais pro lado. Parecia muscular. Dei uma baixada no ritmo e deixei quieto. Quando eu tava perto de completar o km 5 não aguentei. Achei melhor parar (até porque tava ficando insuportável). Logo ontem, no melhor dia, com o melhor pace (sem contar que eu tava longe pra chuchu de casa e tive que voltar a pé pra casa, meio manca. e tava frio. congelei).

Achei melhor parar por precaução. Uma conhecida teve canelite, a famosa síndrome do estresse na tíbia medial, e a coisa ficou tão grave e tanto tempo sem tratar que virou uma fratura por estresse. E logo agora que a minha vida tá tão bacaninha, não dá pra parar. Então o melhor é baixar a bola pra ver o que acontece. Por isso, prestenção: se tiver dor na canela é melhor ler isso.

O que é Canelite?
Sinônimos: Dor na parte inferior da perna; dor tibial anterior; síndrome do estresse na tíbia medial; MTSS; dor na perna induzida por exercício; periostite tibial; canelite tibial posterior. Canelite se refere a dor na frente da parte inferior das pernas. A dor se localiza ao longo da extremidade interna da tíbia, o grande osso da parte inferior da perna.

A Paula, do blog Corre Paula teve a canelite, não tratou e ainda sofre...
CausasA dor em geral ocorre durante ou logo após uma alteração no nível de atividade, tal como correr com mais frequência ou aumentar a distância. A dor da canelite é causada pelo inchaço ou inflamação dos músculos, tendões e a camada fina de tecido que cobre o osso da canela.

A causa comum é uso em excesso por muita atividade ou treinamento e então falta de tempo suficiente para permitir que os tecidos cicatrizem ou se recuperem.

Pés chatos ou um arco muito rígido podem colocar mais estresse na parte inferior da perna e também pode causar canelite.

Se sentir dor, procure um médico. Dá pra tentar ficar um tempo em repouso, fazendo compressas de gelo pra ver o que acontece. Diminuir o treino ou correr em terrenos menos duros, como grana ou na esteira, podem ajudar. Porém, se a dor persistir, procure um médico. Nada de forçar e ter uma fratura depois, hein?

Um comentário:

Sabrina Finoti disse...

Esse foi o principal motivo de eu ter parado com a academia, nos primeiros dias que eu fiz não doia nada, depois eu mal conseguia fazer 10 minutos de esteira. Como não tive nenhuma informação a respeito dessa dor que sentia parei. :(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...