terça-feira, 30 de julho de 2013

Diário de dieta: Para monitorar o passo


Sempre que dou aquela corridinha na rua procuro usar um aplicativo no celular que fique monitorando distância e tempo e me deixe ouvindo uma musiquinha, porque sempre é mais gostoso. Eu usava bastante o Endomondo e gostava. Até que resolvi experimentar o app da Nike, que várias pessoas andavam falando a respeito. Minha corrida nunca mais foi a mesma.

Não pensem que isso é positivo e o Nike Running mudou minha vida para melhor. Ao contrário. O app era um inferno. Nunca funcionou direito no meu Android. Ele travava o telefone, não registrava a corrida anterior, simplesmente parava a música como se fosse uma agulha de disco pulando no mesmo lugar. Meio que peguei nojo do negócio e nunca mais usei. Passei para outras opções, o RunKeeper entre elas. Aplicativo supimpa. Desde o verão que não usava o app da Nike e como ele teve uma atualização, achei que era o momento de dar uma segunda chance pro coitado.

Tava funcionando bem. Eu também tava funcionando bem. Depois de sábado, que eu não rendi pra nada, ontem eu tava correndo num ritmo bom, conseguindo aumentar um pouco a minha passada, recomendação da minha profe, e não fiquei ofegante e pensando em parar em nenhum momento. Voltei a seguir as planilhas de treino e ontem indicava 40 minutos de corrida leve. Nunca corri numa frequência cardíaca tão boa tão bem. Ousei dar umas aceleradas, desaceleradas e continuava me sentindo bem. E o app avisando de cada novo progresso: melhor quilômetro, melhor milha, melhor pace médio de todos os tempos. Fechei 7 km em 41 minutos e pela primeira vez acreditei que será possível correr 10 km no final do ano. Cheguei a dar um pulinho no ar pra comemorar. Segunda-feira que terminava bem feliz.

Claro que nem tudo é perfeito. Quando fui parar o aplicativo, já pensando até em postar no Facebook (pô, é um tempinho chinelo, mas é medalha de ouro pra mim, que comecei a me mexer na rua com pace médio de 9,5min/km e mal aguentava fazer 1 km) quem disse que a porcaria parava. Eu clicava e ele me dizia o tempo e a distância. Eu clicava de novo e ele bloqueava a tela. Eu clicava de novo e ele desbloqueava a tela. Eu apertada em voltar e ele perguntava se eu queria cancelar a corrida. Até que a tela ficou toda vermelha, a música parou e ele travou. De novo. Do mesmo jeito que fazia antigamente. Porcaria de app. Agora não tenho nenhuma prova da minha noite gloriosa de treino. Mas tudo bem. Quarta volto vou testar um app novo. E daí terei provas!

Falar nisso, a dica de hoje é de aplicativos para monitorar a corrida. Nem todos proporcionam péssimas experiências como as minhas, hehehehehe. Então presta atenção e escolhe o que se encaixa melhor nas tuas necessidades:

Nike Running
Tem pra Android e para iPhone, ambos gratuitos. Mas sei lá, acho que funciona melhor em versões mais novas do Android e iOS.


É um aplicativo onde é possível mapear as corridas e acompanhar o seu avanço. Não tem nada de gadget adicional, ele usa o GPS do seu celular para registrar a distância percorrida e o local (que dá pra ver depois), o ritmo e o tempo durante o exercício.

Também dá pra conectar com Facebook e você recebe os recados de incentivo dos seus amigos que vão entrando. Eu nunca usei, mas tem gente que adora esse feedback. Dá para compartilhar e trocar rotas de corrida com os seus contatos e ir escutando música. Você também pode deixar escolhida a sua PoweSong, aquela música para dar o gás maior e não deixar a peteca cair. Dá também para ouvir a PowerSong no momento em que você quiser.

Reza a lenda que todos os probleminhas que ele apresentava para a versão dos aparelhos da Apple foram resolvidos. Eu ainda tive problemas com o Android.

Runtastic
Disponível em versões gratuitas para Android e iPhone (tem também uma versão Pro, mas o povo garante que o gratuito vale tanto quanto).


Acabei de baixar essa versão gratuita e quero testar amanhã de manhã mesmo. O Runtastic também acompanha a atividade física, não só a corrida. Você pode escolher lá se vai caminhar, andar de bici, patins. É bem legal. Com ele a gente monitora a distância total percorrida, a maior e menor altitude do percurso, duração e velocidade máxima e mínima. Tudo isso monitorado pelo GPS do celular.

Entre as coisas que ele diz que monitora está a frequência cardíaca, só não entendi como ele faz isso. Vou descobrir e aviso. Todas as informações, incluindo as calorias gastas (na real ele faz uma média mínima ou calcula aproximadamente baseado nos dados que você inserir no seu perfil), podem ser compartilhadas pelas redes sociais. Ele também vai lá na biblioteca e deixa você ouvir um sonzinho enquanto corre.


Achei bacana a maneira que ele compila as informações e apresenta a evolução. Parece ser bem bacana e não vi reclamações de instabilidades ou falhas no sistema.

UPDATE: Uma coisa bem chata que aconteceu. No km1 tem uma voz que te avisa o quanto passou e o tempo. No km2 tb. A partir do km3 só para quem é assinante PRO. Isso me fez desistir do app, sinceramente. Me senti chantageada! hahahaha! Enfim, não acho que valha a pena pagar. 

Endomondo
Versões gratuitas e pro para Android e iPhone (também tinha para Nokia)


Outro aplicativo que tem uma versão gratuita bem honesta. Também dá pra usar para várias atividades físicas diferentes, não só a corrida.

O aplicativo acompanha as atividades e avisa, por áudio, a cada milha ou km percorrido. No final, é possível compartilhar seus resultados e ainda disputar com os amigos todo o seu histórico. Ele também integra os dados com o site Endomondo.com e disponibiliza gratuitamente um acompanhamento e análise dos treinos, com mapas com os tempos parciais por milha ou quilômetro, histórico de treinamento e estatísticas. Como eu disse, bem honesto. E dá pra ouvir música junto!

RunKeeper
App gratuito para Android e iPhone


O RunKeeper é legal também para quem pratica outras atividades físicas, ou configura treinos com diversos tipos de atividades. Acho um amor quando ele mostra o dia de descanso. Ele é quase uma unanimidade para quem gosta de correr. Tem até atleta top-top que usa, o que só aumenta a boa fama.

Ele é gratuito, também possui envio de informações para o site, onde é possível ver um compilado das informações e análises da sua evolução e histórico. No site, você pode conferir as atividades dos seus amigos, gráficos de evolução das suas atividades, definir metas, consultar seus recordes e mais um monte coisas que eu não tive tempo de mexer.

Também dá pra ir ouvindo uma musiquinha e ele tem avisos sonoros que você configura: se é a cada 500m, 200m, ou 750m (não achei de 1km, talvez eu não tenha visto bem). Mas ele avisa, sim.


Gente, espero que tenha sido útil! Depois contem se tem algum outro que vocês andam usando!

2 comentários:

Sabrina Finoti disse...

Que legal esses apps, vo baixar aqui pra quando eu for caminhar, da uma ajuda boa né.

Beijos!

Paula Coruja disse...

baixa mesmo! o negócio é ir pra rua! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...