sexta-feira, 7 de junho de 2013

Um livro para a semana: O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald

O livro da semana não podia ser outro com a pré-estreia do filme no Brasil. Quem não leu, leia. Quem leu, releia. O Grande Gatsby é uma grande história, uma grande crítica, um grande clássico.

Mesmo retratando o período pós primeira guerra, a crítica ao materialismo desmedido, à falta de ética e  moral continuam bem atuais. Dizem que Fitzgerald queria escrever uma história simples, nova e extraordinária. Deu mais do que certo. Quer a sinopse?

Numa época em que a moralidade era um item de pouco valor e a dura Lei Seca estava em vigor, Nick Carraway sai em busca do sonho americano: ser rico e poderoso. Recém-chegado ao Leste, junto com sua prima Daisy Buchanan, Nick é inserido no círculo – vicioso - de amizades do misterioso bon vivant Jay Gatsby. Aos poucos Nick vai descobrir os bastidores da vida dos ricos. Um universo de traição, mentiras, paixões proibidas, conspirações, rumores, solidão, loucura e morte. Uma trama que envolverá a todos numa rede de intrigas e da qual só alguns sairão ilesos. Afinal, quantos amigos o dinheiro pode comprar?

Aí o povo vem perguntar sobre o filme que está sendo lançado. Fui à pré-estreia no Iguatemi Porto Alegre. Não esperem 100% de relação com o livro, porque não tem (não lembro de nenhum filme que tenha). Não esperem uma reedição do filme de 74, que tinha o Robert Redford como Gatsby e roteiro do Coppola. Gosto das duas versões, aliás. Justamente porque são completamente diferentes. E se não gostam de exageros e misturas de referências, nem saiam de casa. Agora, quem tá preparado para o show de luz e som, a trilha do Jay Z - que conseguiu fazer um mix de estilos fantástico-, os figurinos bafônicos da Miuccia Prada, as joias, os exageros do Baz Luhrmann, vai adorar. Eu achei essa Daisy mais fraquinha, mas o Di Caprio tá ótimo de Gatsby. Eu gostei muito.

Bom, mas deixa o filme pra depois e pega o livro pra ler!



O Grande Gatsby,  F. Scott Fitzgerald

Editora Leya
176 páginas
Preço: 25,90 ou usado a partir de R$ 5


4 comentários:

Raquel Coruja disse...

Ótima dica!!!

Carolina Ruiz disse...

Quero muito ler esse livro! Com certeza me surpreenderá bem mais do que o filme ^^

Beijos!
http://pinupinsana.blogspot.com.br

Paula Coruja disse...

é um baaaaaaaaaaaita livro! vale muito a leitura!

nathalia silva disse...

Di Caprio sempre arrasa em suas atuações, não sei como ainda não ganhou um oscar. E o livro parece ter uma ótima trama, além do preço, muito bom.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...