quinta-feira, 27 de junho de 2013

Diário de dieta: duas receitinhas light pra esse inverno



Uma das coisas que sempre procuro fazer desde que decidi mudar minha vida para uma proposta mais saudável é preparar minhas refeições com antecedência. No início é complicado arrumar tempo, mas conforme a carruagem anda, a gente ajeita aqui e ali e consegue. Nunca fui muito fã de cozinhar para mim mesma, então me incluo no grupo que vai pelo mais simples, mas sempre mais saudável, claro.

Mas aí hoje à tarde me bateu uma vontade de cozinhar. Tava com vontade de comer um creme de abóbora há tempos e decidi que era hoje. Comprei tudo que precisava ao meio-dia. Sorte minha, já que fiquei presa no trabalho até às 20h. Mesmo assim, não desanimei! Meu creme foi baseado em uma receita da Boa Forma. A única diferença é que troquei o gengibre por pimenta, o que não alterou o número de calorias. Rende umas quatro porções bem servidas (que já estão devidamente guardadas em potinhos para congelamento e servirem de almoço para amanhã), cada uma com mais ou menos 200 calorias. Bem bom para uma jantinha no inverno. Claro que nessa conta não entra pãozinho. Se for comer meio-dia, acho que até dá pra incluir um pãozinho torrado pequeno. Se for de janta, faz o esforço e deixa ele bem levinho, sem pão. Além de saudável, a dica é boa para quem tá de dieta. Anotaí:

Vai precisar de
- 700 gramas de abóbora (eu uso kabotiá) descascada e em cubos
- 1 cebola picada
- alho (a receita original não traz, mas fica bom pra caramba)
- pimenta
- 1,5 litro de água
- sal a gosto

Preparar é mais fácil que andar pra frente:


- coloca um nada (tá bem, bem pouquinho, menos de uma colher de chá pequena é mais que suficiente) de óleo extravirgem na panela e refoga a cebola e o alho. Acrescenta a abóbora. Em seguida coloca a água, o sal, a pimenta e os outros temperos de sua preferência. Deixa tudo lá fervendo até desmanchar a abóbora (vai dar uns 20 minutos no máximo, vá mexendo e amassando a abóbora enquanto isso).
- deixe esfriar e bata no liquidificador (eu dividi e fiz esse processo em três vezes porque meu liquidificador é daqueles pequenos e baratinhos, achei melhor não sobrecarregar).
- sirva e be happy (vai dizer, facinho, hein?)



Para complementar (e deixar mais uma coisinha pronta para as refeições do dia seguinte), fiz uma torta de legumes bem levinha e delicinha. Mais fácil ainda que o creme. Quer saber #comofaz? Anotaí:

Vai precisar
- legumes de sua preferência pré-cozidos (eu usei uma cenoura, meio pimentão, cebola picadinha e meio brócolis)
- 4 claras
- 1 colher de sopa e de requeijão 0% de gordura (mas pode ser um creme de ricota light ou simplesmente não colocar nada)
- sal e tempero a gosto

Esse preparo é mais fácil ainda:
- bata as claras e adicione o sal e os temperos. Depois adicione o requeijão e bata mais uma vez. Pique os legumes e adicione.
- Leve ao forno por 20 minutos (dá uma olhadinha com 15 minutos pra ver se tá pronto, se não tiver deixa mais um pouco)
- sirva



Não é porque a gente tem pouco tempo que tem que comer mal, né? Deixa tudo separadinho por refeições e deixa que venha o dia seguinte com toda a sua correria: vocês estarão preparadas!

E vocês? O que andam fazendo de gostoso?



Um comentário:

Raquel Coruja disse...

Um dia eu aprendo a comer essas coisas!! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...