sábado, 20 de abril de 2013

Grupo Oficcina Multimédia apresenta Aldebaran no Theatro São Pedro

Comemorando seus 35 anos de atividades, o Grupo Oficcina Multimédia de Minas Gerais chega pela primeira vez a Porto Alegre nos dias 11 e 12 de maio, no Theatro São Pedro. O espetáculo Aldebaran, é resultado do projeto “Aldebaran”, do Grupo Oficcina Multimédia da FEA – patrocinado pela Petrobras através da seleção pública do Petrobras Cultural. A montagem estreia na próxima quinta-feira, 18 de abril, no Teatro Bradesco, em Belo Horizonte, passando por Curitiba (Teatro Guairinha) e Florianópolis (Teatro Pedro Ivo).

Dirigido por Ione de Medeiros, Aldebaran é uma visão fantástica da atualidade inspirada em monstros e contos de fadas. Tudo partiu da observação dos dias atuais, compreendendo desde o desequilíbrio ecológico, até as distorções psíquicas dos falsos líderes, ditadores e detentores do poder, além dos abusos e arbitrariedades humanas que se alastraram por todos os cantos. Aldebaran remete a esses tempos apoteóticos, onde as leis proliferaram, e o politicamente correto se instalou como uma regra social, mas paradoxalmente, nunca se viu tanto horror, tanta violência e tanta crueldade.



O papelão, o papel e o plástico bolha, além de máscaras e bonecos, foram escolhidos como material cênico referencial.  A intimidade com os materiais foi aprofundada de tal maneira, que os atores se confundem com eles na cena com a função de exprimir tudo aquilo que foi proposto em cima da temática de monstros e monstruosidades. O vídeo mais uma vez está presente e compõe a proposta de mesclar todas as linguagens artísticas, ampliando seu espaço de interação com a cena. Utilizado em diversos formatos, compreende citações, ilustrações e complementação do cenário através de imagens relacionadas à temática do espetáculo.

Criado em 1977 pelo compositor argentino Rufo Herrera, o Oficcina Multimédia se propõe a desenvolver um projeto de encenação que prioriza a pesquisa interdisciplinar e o aprimoramento da construção de uma linguagem multimeios.  O grupo foi um dos selecionados pela publicação Expedição Cultural 2012, que elegeu os dez melhores grupos de teatro brasileiros.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...