sexta-feira, 8 de março de 2013

Um livro para a semana: A Confissão da Leoa, Mia Couto

Eu já tinha lido algumas coisas do Mia Couto, mas ainda não tinha surgido a oportunidade de ler um romance do autor moçambicano. E eu tava curiosa. E eu tava querendo. Ganhei "A Confissão da Leoa" de amigo secreto e fiquei automaticamente feliz. Eu já sentia que aquele livro me reservava boas surpresas. Eu não estava errada.


A história se passa na aldeia Kulumani, em Moçambique, onde leões estão assassinando mulheres. Apenas mulheres. Um dos narradores da história é Mariamar, que desenvolve suas próprias ideias sobre a origem dos ataques após a morte de sua irmã Silência. Através da voz de Mariamar entendemos um pouco a condição histórica e social das mulheres rurais de Moçambique, que vivem em um sistema de patriarcado que as coloca em situação de total submissão (mesmo sistema que ainda se luta contra, mas que devora muitas de nós por aqui também). A segunda voz de narração é o do caçador, que é contratado para encontrar e abater o leão que assola a aldeia.

O texto do Mia Couto é fantástico. É apaixonante. É viciante. E esse livro, especificamente, acho que pode ser uma bela indicação para este oito de março.


A confissão da leoa, Mia Couto
Editora Companhia das Letras
256 páginas
Preço: R$ 39,50 ou usado a partir de R$ 29,90

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...