sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Um livro para a semana: Por favor cuide da mamãe, Kyung-sook Shin

Quem me acompanha no Instagram (sou @corujinhapaula por lá) viu que um dos últimos livros que li foi "Por favor, cuide da mamãe", da sul-coreana Kyung-sook Shin. Mesmo tendo uma pilha de livros pra falar antes desse, furei a fila pra poder dizer: por favor, leia "Por favor, cuide da mamãe".

Quando terminei de ler até tentei seguir a vida e pular para o próximo livro, mas não deu. Eu precisei de tempo para digerir a história e o impacto dela. Sabe quando o livro mexe com a gente? É exatamente o caso. A história mexe com a gente. A narrativa mexe com a gente. E é impossível não se colocar na mesma situação, não lembrar das próprias histórias de família.

Essa é a história de Park So-nyo, 69 anos, uma mãe de cinco filhos, que sai do seu povoado e vai a Seul visitá-los e desaparece na estação de trem. A busca pela mãe acaba mostrando o conflito de gerações, as transformações sociais e econômicas da própria Coreia. De início a gente nem pensa nisso. Porque o mais importante é que esta é uma história de família. Uma mãe que se dedica aos filhos e à família. Uma mulher que, no fim, ninguém sabe se realmente conhecia.

A história é dividida em cinco partes, em cinco narradores. Um dos recursos que a autora usa é a narrativa por vezes em 3ª pessoa, outras em 2ª. Causa estranhamento, mas não incomoda. Cada um contando histórias sobre a mamãe, relembrando e mostrando a busca. O livro marca, pode ter certeza. Esse é o primeiro livro da Kyung-sook Shin lançado no Brasil. Confesso que agora ficarei esperando os próximos.

Por favor cuide da mamãe, Kyung-sook Shin
Editora Intrínseca
240 páginas
Preço: R$ 29,90 ou usado a partir de R$ 14

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...