quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nunca foi tão fácil tomar água


Desde que comecei essa história de emagrecer com saúde, um dos maiores desafios eram os dois litros de água por dia. Principalmente porque tomo muito chá e chimarrão durante o dia e, por incrível que pareça, isso não é considerado água. Pode tomar chá, mas tem que tomar mais dois litros de água.



Quem andou por Porto Alegre nas últimas semanas sabe que o calor não tá fácil. Estamos batendo nos 40ºC com uma umidade e uma sensação de calor e abafamento dignos do sudeste asiático. Só que com esse calor, a tarefa de tomar 2 litros de água, no mínimo, se tornou muito fácil. Quando dá sede é bem barbada. Tenho tomado mais de 2 litros, inclusive! O bom é tentar transformar em hábito o que tem sido feito por necessidade.

Uma coisa que pode funcionar nesse sentido, é ter sempre uma garrafa de água na mesa. Sempre. A minha é de 500 ml. Depois de tempos consegui me disciplinar para esvaziá-la duas vezes por turno, assim consigo matar meus 2 litros no horário de trabalho e só complemento em casa .

Tipo isso, mas sem os papéis

Tenho uma amiga que fez marcações de horário em uma garrafa de dois litros para lembrar quando tomar água. Acho uma saída bacana. Use uma canetinha dessas de escrever em CD para não borrar ou não ficar muito tabajara.

Por que tomar água é importante:
- limpar o organismo de impurezas causadas pela perda de peso: durante o emagrecimento, as moléculas de gordura se quebram e transformam-se em toxinas. Por isso, elas precisam ser removidas do sangue e eliminadas do organismo. A principal forma de retirá-las do corpo é pelos rins, por meio da urina.

- reposição: ao emagrecer, o corpo perde músculo, é um processo natural. O problema é que esse tecido é rico em água. Ou seja, quanto mais peso se elimina, mais água é jogada fora pelo organismo. Consequentemente, torna-se de suma importância tomar o líquido quando se está fazendo uma dieta restritiva de calorias. Afinal, o corpo não armazena grandes quantidades de água, ela precisa ser reposta a todo momento.

Além disso:
· a água auxilia na digestão, na absorção e no transporte de nutrientes;
· serve como meio para vários processos químicos;
· ajuda a manter a temperatura do corpo estável;
· é  importante para a formação de todos os tecidos;
· é a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, suor...) que lubrificam os órgãos e as articulações;
· é o melhor hidratante que existe para a pele, deixando-a macia e elástica.

O importante é tomar água. Muita água. Boa sorte para nós!




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...