quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O relacionamento com a balança



Nunca fui fã de balanças. Nenhuma gordinha que se preze é. Muitas vezes tive medo dela, outras apenas indiferença, mas a maioria do tempo a relação era de pânico mesmo. A balança sacramenta aquilo que a gente já sabe: que o peso tá acima do que deveria. O problema é quando a gente passa muito tempo de dieta: aos poucos vai deixando de fazer tudo beeeeeeem certinho e, pecando nos detalhes, acaba escorregando. E, claro, é ela que te joga isso na cara. No fim, a balança ratifica a frustração de não conseguir. E ninguém gosta de sentir frustrado.

Quando a gente se propõe um desafio, e aceita, certos medos precisam ser encarados. Do contrário, não seriam desafios. Os desafios nos tiram da zona de conforto, despertam inquietação, nos pedem um pouquinho mais de nós mesmos, ainda que a gente se sinta incapaz de dar um pouco mais. Desafios não têm atalhos e isso é o mais importante a ser lembrado. Por isso cada pequena vitória é uma grande coisa. Nesse sentido, o jogo reverte e a balança pode, sim, confirmar uma alegria. Ela também confirma o "eu sou capaz", "eu posso", o "todo o esforço valeu a pena".



Eu decidi colocar a balança de volta na minha vida. Confesso que detestei nosso primeiro encontro ontem pela manhã. Sensação de muito esforço para acabar morrendo na praia. Mas ela tá ali justamente para me lembrar do desafio, do esforço, da falta de atalhos. Ela tá ali para lembrar que os detalhes fazem a diferença, sim, e que é preciso se manter vigilante. Não cair em tentação (ou pelo menos tentar cair com moderação apenas naquelas que valem a pena).

Agora não vou mais esperar as consultas com a nutri querida para saber o que está acontecendo. Tenho minha própria balança pra me lembrar do desafio proposto, do caminho que estou percorrendo. Ela tá ali para ser amiga mesmo, aquela que não diz que tá tudo bem sempre, mas que te alerta de que as coisas estão saindo de controle. Graças a esta nova "amiga", espero chegar em janeiro na balança da nutri querida e receber aquele mundo de boas notícias.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...