terça-feira, 11 de setembro de 2012

In the mood for Twiggy

A Rê tá fazendo um  post bacana sobre uma tendência em maquiagem que vem com tudo esse verão: os cílios inferiores bem marcados (eu, bem tosca e sem querer, acabei publicando e algumas de vocês já devem até ter visto). Uma das referências para o estilo era a modelo Twiggy, que fez grande sucesso na década de 1960 e estabeleceu um novo padrão de beleza para as fotos e passarelas: o da androgenia. Daí que deu uma vontade de saber um pouco mais sobre ela, mas, principalmente, o que aconteceu com Twiggy.



Twiggy nasceu Lesley, lá em 1949, na Inglaterra. De modelo, se tornou atriz e cantora e foi considerada a primeira top model do mundo. A miúda foi descoberta pelo fotógrafo Justin de Villeneuve, responsável pelo apelido da menina de medidas diminutas (1,67m, 42 kg, 82-59-82). Graveto, ou twig, se tornou conhecida, tanto na Europa como nos Estados Unidos, justamente por se contrapor ao padrão de beleza feminina vigente, o estilo Marilyn Monroe.

Twiggy virou rosto para bonecas, jogos, canetas, cílios postiços, cabides, meias e até máscaras.Porém, a carreira foi bem curta. Ela deixou de ser modelo em 1969 para tentar as carreiras de atriz e cantora. Participou de programas de televisão e de espetáculos da Broadway, e gravou vários discos, fora que foi capa, em 1973, posou ao lado de David Bowie para o álbum dele chamado Pin Ups.



E o que aconteceu com ela? Casou, descasou, casou de novo, enviuvou, teve uma filha, casou de novo. Mora na Inglaterra e parece não sentir muita saudade dos tempos de fama. No livro Modelo - O mundo feio das mulheres lindas, do jornalista Michael Gross (Objetiva, 1996), ela declarou: "Eu costumava ser uma coisa. Agora sou uma pessoa". Hoje, Twiggy assina uma linha de aromaterapia e costuma se dedicar a causas sociais, sendo ativa militante do PETA (People for Ethical Treatment of Animals) e é ex-jurada do program "America's Next Top Model", produzido pela também ex-modelo, Tyra Banks.


Gostaram?



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...