sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Um livro para a semana: Obrigado por fumar, Cristopher Buckley

Mais um livro que também é filme. E mais uma vez eu digo: não deixem de ler o livro só porque tem o filme! ;)

Eu não tinham nem visto o livro, nem lido o filme (ops, troquei), quando uma amigona me trouxe esse livro de presente de uma viagem que ela fez a Londres. Sim, ela trouxe o livro em inglês. Na época meu conhecimento do idioma bretão era bem capenga e penei pra conseguir ler o coitado. Acabei abandonando no meio. Anos depois, quando eu já me sentia bem mais a vontade pra ler, peguei e terminei numa sentada. A tradução em português é bem boa pelo que li por aí e pelo que pude ver de pegar o livrinho com a mão uma vez. Cês não vão se arrepender.

Li o livro no tempo em que ainda fumava, numa fase de total dependência do cigarro. Acho engraçado pensar nisso hoje, quase sete meses depois de ter me livrado do vício. Mas enfim, vamos à história.

Nick Naylor (Aaron Eckhart está ótimo no filme no papel de Nick), lobista dos bons, defendia uma causa prejudicial à saúde - o cigarro. Tinha bons motivos: dinheiro, paixão pelo desafio. O personagem tem um sarcasmo, uma cara de pau muito grande (sabe aquele comportamento do fumante de que "nada-vai-acontecer-deixa-eu-fumar-em-paz? Multiplica por mil). Só que as coisas não ficaram bem assim. Alvo de grupos radicais antitabagistas, Nick sofreu na pele (e nos pulmões) o fato de fumar. O autor é ótimo, o texto é muito dinâmico e o mesmo o que (ou quem) parece absurdo a gente consegue uma semelhança com a vida real. Vale a pena!



Obrigado por fumar, Cristopher Buckley
Editora Companhia das Letras
312 páginas
Preço: a partir de R$ 35 ou usado a partir de R$ 4.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...