terça-feira, 3 de julho de 2012

É ela, é ela, berinjela



Levei muito tempo pra começar a comer berinjela. Apesar de ser uma delicinha, fácil de preparar e que vai bem com quase tudo, minha família nunca teve o costume. Mas hoje ela é virou quase um vício depois que encarei a vida saudável como estilo de vida.

Quer motivos para nunca deixar faltar berinjela à mesa? Anotaí:



- poucas calorias (26kcal por 100g)
- proporciona uma sensação de saciedade
- é fácil de achar na feira e/ou mercado o ano inteiro
 - cheia de nutrientes: vitamina A; vitaminas do complexo B: B1, B2, B5; vitamina C; cálcio; fósforo; potássio e magnésio
- cheia de fibras, ajuda a regular o intestino

Tá bom ou quer mais?

Eu gosto muito de preparar a berinjela com cogumelos, cebola, pimentão, alho e o que mais tiver de temperos em casa, ou usar ela como massa para fazer lasanha ou tortas de forno (com peixe ou frango). Mas hoje a dica é a berinjela recheada, que é uma delícia, é suculenta, tem poucas calorias e ainda faz bonito:


Ingredientes
- 3 berinjelas cortadas ao meio
- 3 tomates picados sem pele e sem sementes
- 1 cebola picada
- 1 pimentão picado
- 300 g de carne moída magra
- sal e pimenta a gosto
- 2 colheres (sopa) de azeite

Preparo
Aqueça o azeite e refogue a cebola, os tomates e o pimentão. Acrescente a carne moída e deixe cozinhar. Corte as berinjelas ao meio e cozinhe na água com sal por 2 minutos. Retire uma parte do centro das berinjelas cozidas, formando uma cavidade razoável em cada uma. Misture esta parte do centro à carne refogada. Recheie as berinjelas com essa mistura, coloque-as numa assadeira e leve ao forno por 5 minutos.


Delícia!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...