sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um livro para a semana: Rum, diário de um jornalista bêbado


"Há quem ache o jornalismo uma profissão glamurosa e divertida. Não é o caso de Hunter S. Thompson. E ele fez questão de jogar um balde de rum com gelo em cima dessa ideia, ao contar a história de um repórter norte-americano que tenta viver e trabalhar em Porto Rico. 'Rum' é a primeira experiência de Thompson na ficção. Mostra que seu trabalho vai além daquilo que ele mesmo inventou - o jornalismo gonzo - mistura de literatura, reportagem investigativa e contracultura."

Quando li Rum acabei de identificando por um aspecto que nem sempre ao mais lembrado entre as pessoas que já leram. Na época eu estava morando em Pequim, andava viajando bastante. O que me chamou atenção foram as primeiras impressões do improvável Paul Kemp (o jornalista bebum) sobre Porto Rico. A estranheza, a desconfiança, a curiosidade, tudo isso soou muito familiar. Claro, depois descamba pra chalaça e confusão e aí já viu. Rum consegue ser um livro pesado e leve ao mesmo tempo. É decadente, irônico, sarcástico, violento. Destruidor de castelinhos de areia. Mas consegue ser leve. Apesar de ser o primeiro livro de ficção de Thompson, nunca se sabe até onde a história saiu do mundo das ideias, já que aos 22 anos o autor morou em San Juan e trabalhou por lá.



O livro virou filme. Johnny Deep faz o papel de Kemp. Parece que vai ser bom. Fica só na promessa. O livro é infinitamente melhor. Sei que Johnny Deep é lindo, talentoso (e solteiro), mas nem percam tempo, pois é só a vivência de 1h50 minutos de pura frustração. Sabe quando a gente fica o tempo todo pensando "agora vai"? É assim.O problema é que não vai. Dica boa mesmo é pegar o livro: esse sim, excelente!




Rum, diário de um jornalista bêbado, Hunter Thompson
Editora: Conrad
256 páginas
Preço: novo por R$ 40,00, mas você encontra usado a partir de R$ 10,00


2 comentários:

Clara Martins disse...

Sério que o fuilme é ruim?? putzzz

Paula Coruja disse...

Olha... péssimo acho que é a palavra que define melhor. Mas pega o livro! É bem bom! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...