sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um livro para a semana: Gracias por el Fuego, Mario Benedetti

Esse livro eu ganhei do Zini há uns seis anos. Foi o primeiro livro que li do Mario Benedetti, escritor uruguaio que morreu há três anos. Aliás, um dos maiores ícones literários dos nossos vizinhos. Fez parte da chamada “geração de 45” ou “geração crítica”, junto com  Idea Vilariño e Juan Carlos Onetti, entre outros. A história do escritor é ótima, vale dar uma procuradinha, cês não vão se arrepender. Entre as obras mais destacadas estão Montevideanos, Livro de contos (1959), e La tregua, (1960), que lhe conferiu fama internacional.

O livro de hoje, Gracias por el fuego, de 1965, foi censurado durante a ditadura uruguaia (além de ter sido proibido também na Argentina e Espanha). E, claro, não foi por nada que os militares censuraram: o romance se passa exatamente nessa época, quando o país, e toda a América Latina, se encaminhava para o controle de governos militares. É neste contexto que ele nos apresenta a história da pai, filho e neto Budiño. O pai é dono de uma agência de viagens, que lhe garante bom status econômico, mas nenhum prazer. Este é Ramón, filho de Edmundo, um político e empresário da imprensa, que começou o próprio negócio com dinheiro "sujo" emprestado do pai. Ramón vive este drama ético, além de todos os outros dramas existenciais, daqueles que nascem da distância e falta de diálogo entre as pessoas. Apesar de culpar o pai, em nada tem uma relação melhor com o filho, Gustavo.

Como saída para todos os seus dramas e dilemas, a única maneira de libertação possível que  Ramón encontra é a morte do próprio pai. O fracasso chega e com ele a frustração, mesmo sentimento que toma conta do país que caminhava para um futuro obscuro. A narrativa de Benedetti é dinâmica, ágil. Daqueles livros de uma sentada, sabe?

Apesar de não ser tão conhecido como outros escritores latino-americanos, é tão grande ou maior quanto. Posso ter lido o primeiro livro dele tardiamente, mas garanto para vocês que depois do primeiro surge a vontade do segundo, do terceiro...



Gracias por el fuego, Mario Benedetti
Editora L&PM
272 páginas
Preço: novo por R$ 18,00 ou usado a partir de R$ 5,00.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...