terça-feira, 19 de junho de 2012

Eu quero mais é desinchar


Sentiram minha falta? Além de escrever enlouquecidamente nos últimos tempos, estava focada na dieta e na retomada dos exercícios. Nada é mais difícil de adquirir no mundo do que disciplina. Nada. Meu objetivo no momento é conseguir me exercitar bem durante os próximos quatro meses, já que dizem que esse é o tempo necessário para começar a sentir necessidade do exercício, a ponto de fazer falta quando não faz. Obviamente não tou nem perto disso e sempre tenho desculpas para não acordar, não levantar ou não sair de casa nos dias em que o exercício é noturno.

Bem, mas vim hoje para falar de um assunto que me incomoda bastante: inchaço. Eu não sei vocês, mas eu sou do tipo camelo: corpo retém todo o líquido que pode! Impressionante. E isso é uma coisa que me incomoda bastante mesmo. Eu me meço regularmente e noto muito isso. Vario uns 4 cm de barriga direto, no mesmo dia às vezes.

Claro que tem uns alimentos que ajudam bastante. O sal (e o sódio por consequência) é o grande vilão nesse quesito. O sal eu uso quase nada, mas o shoyu e a coca-zero me matam. Sim, os dois são riquíssimos em sódio e fazem com que qualquer barriga infle se consumidos muito. Estou sempre me policiando para não usar muito, tento reduzir o refri zero e o shoyu, mas mesmo assim caio em tentação de vez em quando e noto o quanto isso é fatal. Quer saber o que mais tem sódio? Então anotaí os 10 alimentos mais ricos em sódio:



1º   Shoyu
2º   Refrigerantes Zero
3º   Salame e Mortadela
4º   Sopas instantâneas e Temperos prontos
5º   Macarrão instantâneo
6º   Azeitonas e demais conservas
7º   Salgadinho de milho
8º   Alimentos congelados
9º   Batata chips
10º  Queijos

Pois é, o refri chega com o apelo de não ter calorias, mas tem muitíssimo sódio, muito mais que a versão normal. E o shoyu... sério, não sei como o povo todo da Ásia (que é movido a shoyu) não explodiu ainda. Claro, o que é produzido lá tem muitíssimo menos sódio, mas mesmo assim.
Ah, e com a chegada do inverno não caiam no apelo da sopa fácil. Vale mais a pena fazer em quantidade e congelar as porções do que se entupir de puro sódio diariamente. Sim, porque um pacote de creme de ervilha tem 809 mg de sódio por porção (de três colheres. pode deixar cair o queixo agora).


O consumo máximo de sal de cozinha (e sódio entra nessa conta), para uma pessoa saudável, não deve ultrapassar 6g diárias ou 2,4g de sódio (considerando que o sal de cozinha é composto por 40% de sódio e 60% de cloro, ou seja, 400 mg de sódio). Olha, e é bem fácil chegar a essa quantidade. Quer ver? Um copo de Coca-zero tem 28 mg de sódio, e uma colher de sopa de shoyo, (pasmem) 531mg. Por isso que a gente incha tanto.

O negócio é evitar ao máximo esses alimentos! Estou me esforçando. E vocês?



Um comentário:

Clara Martins disse...

Ai, que terror! Acabo de abolir as sopas instantaneas da minha vida!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...