sexta-feira, 18 de maio de 2012

Um livro para a semana: O perfume, Patrick Süskind

Imaginem se vocês capazes de ter um superolfato e reconhecessem de cara qualquer aroma e substância. Imaginem nascer em meio a toda a podridão, com restos de peixes, em um mercado parisiense do século 18. Imaginem a sensação de não ter cheiro, o cheiro característico de qualquer ser humano.

O perfume - história de um assassino, de Patrick Süskind é daqueles livros que despertam sensações. Incrível como parece, com as descrições muito detalhadas do autor, que somos capazes também de identificar mais cheiros. Pode-se dizer que é um livro que nos deixa mais sensíveis (ou apenas mais abertos). Este é o primeiro ponto de O perfume.

A obra conta a história de Jean-Baptiste Grenouille, que antes de se tornar perfumista, foi abandonado pela mãe após nascer no meio da podridão de um mercado. Jean-Baptiste, na realidade, foi abandonado por todos. Nem as amas-de-leite e os responsáveis por instituições religiosas conseguiam confiar nele. o problema? Ele não tinha cheiro.

Mas ele cresce e começa a ver seu ofício como uma grande alquimia e se joga na busca pela essência perfeita, que lhe fará capaz de seduzir e dominar qualquer pessoa. Jean-Baptiste fará qualquer coisa para que isso aconteça, qualquer coisa para conseguir os elementos que lhe faltam na essência, até mesmo cometer os crimes mais hediondos para isto.

O perfume envolve em sua essência de cheiros, dos putrefatos aos belos. Além disso ficamos extremamente fascinados com o protagonista. Publicado pela primeira vez em 1985, O Perfume já foi traduzido em 42 línguas, com mais de 15 milhões de exemplares vendidos pelo mundo. Ah, e virou filme em 2006 (mas não pega o filme, não. Deixe para assistir depois de ler. Garanto que será uma experiência muito melhor).


O Perfume - história de um assassino, Patrick Süskind
Editora Record
280 páginas
Preço: esgotado nas livrarias, você encontra aqui opções entre R$ 2 e R$ 40.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...