sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um livro para a semana: Memórias de uma gueixa, Arthur Golden

O livro não é novo, mas é literatura boa. Eu gostei bastante. Li o livro depois de ver o filme e não me arrependo nadinha.


"Ela se pinta para esconder o rosto, seus olhos são águas profundas. Gueixas não tem desejos. Gueixas não tem sentimentos. A gueixa é uma artista de um mundo imaginário. Ela dança. Ela canta. Ela o entretém. O resto é escuridão. O resto é segredo"

Memórias de uma gueixa conta a história de Sayuri, que, aos 9 anos, foi vendida como escrava e acabou se aprofundando nas artes da dança, música e do chá, até se tornar uma gueixa. É um livro rico em detalhes, que te faz mergulhar não só na cultura japonesa, mas nos costumes e no outro lado da Segunda Guerra Mundial. O legal é que a obra desmancha qualquer rastro de imagem de que gueixas pudessem ser prostitutas de luxo, pois não são. São mulheres extremamente bem educadas na arte de entreter (claro, isso não quer dizer que elas não eram exploradas, mas o sentido da cultura não é depreciativo). É um livro que discute o que é ser mulher, o direito ao amor. É bem delicado.

Ao contrário do que dizem por aí, não é a biografia de uma famosa gueixa. É, sim, uma história sensacional, escrita por um autor que é formado em Harvard em história da arte, especializado em arte japonesa, e mestre em História do Japão. O que garante uma maior veracidade e riqueza de detalhes. Livro delícia mesmo.



Memórias de uma gueixa, Arthur Golden
Editora Imago
460 páginas
Preço: novo, em promoção, aqui por R$ 14,90 ou  usado a partir de R$ 10.


4 comentários:

Feufa Maciel disse...

Este livro é ÓTIMO! #recomendo
;*

Tamara disse...

esse livro é maravilhoso! e o filme é sensacional tb!

Tamara disse...

esse livro é maravilhoso! e o filme tb é sensacional!

Raquel Coruja disse...

Maravilha!! Já li e recomendo!!

bjosss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...