quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeto A Voz da Roupa inaugura dia 10 de maio


A Bruna Paulin, além de blogueira que já falamos aqui, é uma baita assessora de imprensa. E mandou essa notícia maravilhosa, sobre este projeto mais maravilhoso ainda. O Voz da roupa é um projeto, criado por Régis Duarte e Tiago Coelho, que propõe confrontar a realidade com a perfeição inatingível imposta pelas imagens de moda, através de ensaios fotográficos de trabalhadores em dois momentos diferentes: o primeiro, em linguagem documental, busca mostrar os profissionais em seus ambientes de trabalho, e o segundo, em estúdio, retrata os mesmos vestindo conceitos visuais de estilistas gaúchos que vem se destacando no mercado. Tri, né? E estreia amanhã, 10/5, na Galeria dos Arcos, da Usina do Gasômetro em Porto Alegre.




As duas imagens serão expostas lado a lado, discutindo o documento da realidade em comparação ao ambiente ficcional dos registros de moda. Os oitos estilistas convidados são Debora Ydalgo, Greice Antes, Vinicius Amorim, Vitoria Cuervo, Mauricio Placeres, Gustavo Werner, Carolina Motta Nunes e Régis Duarte.

 “O mais interessante no projeto foi a troca de mundos”, afirma Duarte. “Pudemos apresentar nosso cotidiano de trabalho a profissionais que não estão acostumados com esse universo; e os estilistas também tiveram uma oportunidade única de conhecer a realidade dos trabalhadores. Foi extremamente interessante perceber como apesar de parecerem tão distantes, existe muito em comum entre mundos tão diversos”, revela.


A estilista Vitoria Cuervo, por exemplo, andava nos últimos tempos com a foto documental do lixeiro Talis no bolso. O resultado dessa imersão na realidade do outro resultou em um forte conceito para o projeto. A empregada doméstica Adriana, vestida pela estilista Carolina Motta Nunes, foi um dos trabalhos mais contrastantes, entre real e ficcional. No documento da realidade, Adriana aparece na cozinha da casa onde trabalha diariamente, logo após o almoço, tendo acabado de finalizar a limpeza diária de que tanto está acostumada. Para o ensaio de moda, a modelo foi preparada com movimentos de dança transformando-se em uma cantora de Jazz.

Fotos: divulgação

Durante o mês de exposição, os criadores e seus modelos participam de conversas com o público, partilhando ideias, conceitos e experiências, nos dias 23 e 30 de maio, às 19h30, na Sala P.F. Gastal. E, claro, participaremos e faremos um post bem bacana aqui para a Bolsa

A mostra encerra no dia 10 de junho e a entrada é franca.

 Anota o serviço:

A voz da roupa
Abertura da exposição
Dia 10 de maio, às 19h – Galeria dos Arcos
Av. Pres. João Goulart, 551 (térreo da Usina do Gasômetro)
visitação de terças a domingos, das 9h às 21h
Informações: 51 3289 8135
galeriadosarcos@gmail.com
www.galeriadosarcos.blogspot.com


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...