sexta-feira, 2 de março de 2012

Um livro para a semana: Paula, Isabel Allende


Muitas vezes ao contar uma história, contamos outras muitas histórias, tão diferentes. "Paula", de Isabel Allende (olha mais um latino aqui), é o testemunho da escritora, em primeira pessoa, sobre a morte de sua  filha, Paula. Só que ao contar a história da filha, com toda a dor e o sofrimento de acompanhar o dia a dia de um filho com uma doença terminal, Isabel também conta sua própria história, a da família e o do próprio Chile, país de origem da escritora.

Se engana quem pensa neste livro apenas como um relato de sofrimento. É um grande relato de vida, como a própria Isabel disse: "O meu livro 'Paula' é uma memória trágica da história da morte de uma jovem, mas sobretudo uma celebração da vida. (...) A sua longa agonia deu-me a oportunidade única de rever o meu passado." E é bem essa a sensação que temos: de que estamos lendo uma autobiografia (nada complacente).

O livro não se assemelha aos livros anteriores de Isabel, conhecida por obras celebradas como "A Casa dos Espíritos", "De Amor e de Sombra" ou "Plano Infinito". Também a nada do que veio depois. Porém, ao mesmo tempo, temos uma sensação familiar, como se já tivéssemos andado por aquela escrita. Enfim, ótima pedida!




Paula
Isabel Allende
Editora Bertrand Brasil
464 páginas
Preço: entre R$ 19 (versão de bolso da Bestbolso) e R$ 59

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...