sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Um livro para a semana: Travessuras da menina má, Mario Vargas Llosa

"And the good girls go to heaven, but the bad girls go everywhere", Jim Steinman

Sempre que escuto essa frase, lembro desse livro. Esse foi outro daqueles de sentar e devorar. Mario Vargas Llosa consegue envolver a gente com maestria nesse livro!

Travessuras da menina má, de 2006, conta a história de amor nada convencional de Ricardo Somocurcio - um pacato peruano que, realizando um sonho de infância, vai morar em Paris - e a Menina Má - uma garota ousada que ele conheceu na década de 1950, em sua cidade natal, Lima, no Peru. Ricardo consegue um emprego de tradutor da Unesco, na França; por essa razão, viaja esporadicamente pela Europa e pelo mundo, mas apesar disso vive uma vida pacata no sótão de um hotel na rua Saint-Sulpice. Quer dizer, pacata até ele reencontrar a personagem título, seu antigo amor de adolescente, uma figura do passado peruano já quase esquecida.

Inconformista, esperta, petulante, sedutora, porra-loca, a Menina Má aparece e desaparece da vida de Ricardo sempre deixando o pobre cada vez mais apaixonado. É uma história que te leva a vários lugares do mundo: a França dos anos 60; a Londres entregue ao amor livre dos anos 70; a Tóquio dos grandes mafiosos; e a Madri em plena transição política dos anos 80.

A gente lê e vai se sentindo um pouco Ricardo, um pouco Menina Má. É uma delícia! Adoro a narrativa do Llosa! Podem esperar que vem mais indicações dele por aqui!

Para quem não conhece, Llosa é um escritor peruano, Nobel de Literatura de 2010, e tem obras importantíssimas da literatura latino-americana, como A Festa do Bode, A Casa Verde e A Guerra do Fim do Mundo. Vale a pena procurar (e ler) mais sobre ele.



Travessuras da menina má
Mario Vargas Llosa
Editora Alfaguara
304 páginas
Preço: entre R$ 24 (usado) e R$ 50




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...