quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um livro para a semana: Clarice,

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

Clarice Lispector

Bem, e é sobre ela a dica de hoje. Clarice, é a biografia escrita pelo americano Benjamin Moser sobre a escritora Clarice Lispector. Confesso, ainda não terminei, mas sabe aqueles livros que a gente começa a ler e não consegue parar? Estou assim! A pesquisa feita por Moser é fabulosa! Ele consegue recaptular a vida de Clarice desde os antepassados e a fuga da Ucrânia (ele foi até lá buscar mais informações sobre essa história). Apesar de americano, ele tem uma leitura muito lúcida da vida e do contexto político da época em que a família Lispector chegou ao Brasil e se desenvolveu aqui. E é engraçado como o autor consegue nos envolver nessa trama, que envolve Clarice (mulher fantástica) e a relação dela com o próprio Brasil, até seu reconhecimento internacional.

Estou apaixonada. E tenho certeza que vocês vão adorar conhecer um pouco mais sobre essa escritora que é referência no país (afinal ela mesma disse "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo"). Não leu nada de Clarice? Então anota aí:  Perto do Coração Selvagem (1944), A Paixão segundo G.H. (1964) e A Hora da Estrela (1977) - são três livros dela que eu gostei bastante, mas a lista é mais longa.

Ah, e o título é Clarice, (leia a vírgula). Essa é quase pegadinha!





Clarice,
Benjamin Moser
Editora Cosac Naify
648 páginas
Preço: entre R$ 29 (versão pocket) e R$ 70


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...