quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Estilistas made in China

Que eu adoro a China não é mais novidade, né? E que eu curto moda, também não. E que eu acho bacana quando as duas coisas se juntam, vocês sabiam? Já explico. Tava olhando o line up da semana de alta costura de Paris (de 23/1 a 26/1, agendem-se) e um nome me chamou atenção: Yiqing Yin. Daí veio a ideia deste post: falar sobre estilistas de origem chinesa e que mandam bem no mundo da moda.

Comecemos com a Yiqing Yin. Essa chinesinha foi morar em Paris aos quatro anos de idade, junto com os pais, exilados após o massacre da Praça da Paz Celestial, e já é praticamente uma francesa. Mas é engraçado como as raízes funcionam e influenciam o trabalho. É possível, sim, ver vários aspectos da estética chinesa no trabalho dela. Ela ainda é pouco conhecida por este lado do globo, mas quem já viu garante: o seu trabalho de modelagem, de criação de texturas a partir da costura (grande marca da estilista) é de babar!
Conheçam Yiqing Yin

Todas as fotos são do desfile de julho em Paris






A Vogue França elegeu esta chinesinha de 26 anos uma das oito estilistas em quem devemos ficar de olho. Se a Vogue França diz, então ficamos.

A marca Jefen, assinada por Frankie Xie, também merece nossa atenção. Ele foi o primeiro chinês a desfilar uma coleção durante a semana de moda de Paris e tem m trabalho reconhecidíssimo em toda a Ásia. A marca sempre traz grandes inspirações chinesas na composição das roupas, sem abusar de qipaos (vestido tradicional chinês), nem de dragões e bordados. Xie ainda não está nos grandes catálogos de moda, mas a marca se expande pela China, com mais de 20 lojas pelo país, e pelo mundo, com pontos de venda nos Estados Unidos, Paris e Dubai. Antes de ter a própria grife, o chinês trabalhou em Tóquio, com o estilista Matsuhiro Mazda, e em Paris, com Kenzo.

desfile da Jefen em 2006


desfile da Jefen em 2008


Saindo da China continental e indo para Taiwan, vários outros nomes pipocam. Claro, são raros os casos em que eles continuam na ilha. A grande maioria imigrou: ou para algum destino europeu, ou para os Estados Unidos. Independente disso, conhecê-los vai nos fazer muito bem.

Shao Yen Chen é natural de Taiwan, mas vive e trabalha em Londres. Suas obras reúnem formas esculturais com o uso de tecidos inovadores. Sua coleção de formatura no MA Central Saint Martins de Design de Moda foi selecionado para participar na London Fashion Week A / W 2010. Também é bem novinho e vai dar muito o que falar.

coleção inverno 2010 de Shao Yen


Shao Yen e parte da coleção destacada



Com apenas 28 anos, Alexander Wang é o nome mais conhecido da lista. Superestrela reinante da Semana de Moda de Nova Iorque, as celebridades fazem fila para estar em seus desfiles (reza a lenda que suas festas são baphônicas). Este estilista sino-americano já é um dos maiores nomes do streetstyle da atualidade, que busca inspiração sempre no universo esportivo. A sua coleção está em mais de 500 pontos de venda em todo o mundo e já chamou a atenção do maior grupo de luxo mundial, o Louis Vuitton Moet Hennessy (LVMH). O menino é bom!

eis o moço

coleção verão 2012 - Alexander Wang

coleção verão 2012 - Alexander Wang

coleção verão 2012 - Alexander Wang

coleção verão 2012 - Alexander Wang

coleção verão 2012 - Alexander Wang

vestido com a assinatura de Wang
Ainda temos Jason Wu, Johan Ku, WenLan, nomes que podemos falar em um próximo post.

Se quiserem ler um pouco mais sobre moda na China, tem uma matéria que eu escrevi para a revista Uma em 2008 sobre o mercado de moda e mercado de luxo que se abriam na China olímpica. Como falo mais no contexto da moda, acho que ainda é bem atual. É só clicar aqui.

Curtiram? 谢谢 (xiexie - obrigada ;)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...