quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um brinde a Baco e Dionísio


Vamos começar pelo óbvio: vinho é uma delícia. O melhor, uma delícia que, se apreciada com moderação, ainda faz bem à saúde. Por isso gostei tanto quando a queridíssima Bruna Paulin me convidou para a última edição do Encontros Bettega, promovido pela Centro Estético Bettega em parceria com o Scantinato di Peppo e a Importadora Porto a Porto, temático sobre vinhos. Noite delícia de bom papo, informações sobre saúde e degustação. Melhor que isso, só dois disso.

Adorei as informações sobre vinhos apresentadas pela enóloga Carolina Pozzebon. Bom conhecer um pouco da história desta bebida que é tão importante desde antes de priscas eras. Depois disso, a nutricionista Letícia Christianetti, coisa mais querida, me deixou desesperada por polifenois. Eu preciso. Você precisa. Todos nós precisamos. Os danados possuem antioxidantes naturais e propriedades terapêuticas. Como eu disse: eu preciso. Além disso, chegando o fim de ano, que sempre leva a uma oferta maior de bebidas alcoólicas difíceis de burlar, bom saber que os espumantes, especialmente os naturais, possuem menos calorias. Vou emagrecer fina: só na base da chamapanhe! Outra dica bacana da Letícia foi de usar óleo de uva, outra maravilha para a saúde. A cosmetóloga Cíntia Ivaninski apresentou diversos tratamentos que podem ser feitos com vinhos, especialmente a vinhoterapia. Olha, parece ser uma delícia. Um brinde aos deuses Baco e Dionísio! Santa bebida, hein?

Partimos para a degustação. Que belas escolhas da Carolina. Por isso preciso compartilhar aqui com vocês os vinhos que degustamos. Gente, recomendo muitíssimo. Para passar um pouco mais de informação sobre cada um deles, recorri ao Menu Especial. Te liga e anota aí:


Branco: Casa Blanca Cefiro Reserva Sauvignon Blanc
Produtor - Viña Casa Blanca
Região Produtora - Vale de Casablanca
País - Chile
Graduação Alcoólica - 14,0%

Degustação
Vinho de tom verdeal claro com aromas de frutos cítricos, abacaxi, kiwi e toques minerais. Na boca é macio, de corpo leve, final fácil, frutado e refrescante.

Harmonização
Peixes leves fritos como pescada ou tainha com purê de mandioca, fondue de queijo ou saladas de folhas verdes ao azeite grego.

Tinto: Quinta do Cachão Douro D.O.C.
Produtor - Caves Messias
Região Produtora - Douro
País - Portugal
Graduação Alcoólica - 13,0%

Degustação
Cor rubi intensa. Aroma frutado, onde se notam toques de frutas escuras maduras, com toques de chocolate e tostado. Na boca revela taninos bem maduros e macios, com final persistente.

Harmonização
Ideal em acompanhamento de carnes grelhadas, bem como queijos macios.

Espumante: Nieto Senetiner Brut Nature
Produtor - Bodega Nieto Senetinier
Região Produtora - Lujan de Cuyo, Mendoza
País - Argentina
Principais Uvas - Pinot Noir
Graduação Alcoólica - 12,1%

Degustação
Cor salmão claro. Aromas de pão torrado, flores brancas e frutas maduras (maçã). Na boca é seco, corpo médio, acidez equilibrada e final elegante.

Harmonização
Ideal para aperitivos, carnes brancas, peixes e mariscos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...