quinta-feira, 3 de março de 2011

Estilo: cada um tem o seu

Escrevi este post para o Moda Unisinos, mas achei que valia a reprodução aqui, já que ensaiei diversas vezes um texto sobre o assunto pra cá. Acabei mudando umas coisinhas para trazer o texto pra cá, mas a essência é a mesma.




A moda é uma variação tão intolerável do horror que tem de ser mudada de seis em seis meses.
Oscar Wilde


A moda sai de moda, o estilo jamais.
Coco Chanel




Wilde podia ser meio exagerado em seus pensamentos, mas reflete um pouco esta característica volátil da Moda. Já Chanel, em uma frase que já apareceu por aqui, sintetiza muito bem o assunto que eu quero falar hoje: estilo.


A moda existe e se renova nas coleções a cada seis meses. Por mais diversos que sejam os estilistas, sempre encontramos pontos comuns nessas coleções apresentadas, que chamamos de tendência. Entretanto, ninguém aqui é insano de trocar todo o guarda-roupa duas vezes por ano.


Então de que serve a moda? A moda serve para construir o que chamamos de estilo próprio. A roupa nos dá identidade e a cada ano o que procuramos no meio das tendências é algo que colabore neste estilo próprio, na construção do “eu”. De tudo que vemos, sempre tiramos algo que combine com a gente, com a nossa identidade, que acaba compondo a nós mesmos, num estilo único e incomparável.


Esta é a grande beleza da moda, uma indústria que muda a cada semestre, mas que colabora na construção de milhares de estilos e “eus”, que dão riqueza e significado real para tudo aquilo que foi criado e que, eventualmente, será descartado. Porém, "eu" nunca será descartado

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...